Loading...

TV x Internet: briga ou parceria?

TV x Internet: briga ou parceria?

abril 1st / Por fuse / em conteúdo,mídia / nenhum comentário.

Desde o início da década, com o constante crescimento de consumo de conteúdo gerado na internet, existe uma discussão crucial no mercado publicitário.

TV ou Internet? Para onde o budget da empresa deve ser direcionado com mais agressividade?

Claro que esta decisão é absolutamente relativa dependendo do porte da empresa, público alvo, objetivos, verba, etc.

Porém a PESQUISA BRASILEIRA DE MÍDIA pode ajudar a trazer uma luz com algumas informações valiosas na hora de montar o plano de mídia para um cliente.

Um dado interessante, porém, encarado como tendência, é um expressivo aumento de 12% no consumo diário de TV de 2014, quando comparado com 2015. Veja gráfico abaixo:

tabela tv x internet

 

Se pesquisarmos a fundo o relatório, será possível aferir que aumentou também de forma expressiva o uso concomitante de smartphones e TV. Ou seja, a internet no telefone não retirou atenção da TV, na realidade provocou uma volta, tendo em vista a facilidade de se utilizar as duas plataformas ao mesmo tempo.

Ao analisarmos o tempo de audiência da TV e da Internet, é possível concluir que são muito semelhantes, com uma média de 4hs diárias para cada uma das plataformas, inclusive com os mesmos horários de pico, entre 20 e 22hs.

Mas um dado da pesquisa é de suma relevância: o grau de confiabilidade das propagandas dentro destes veículos de informação.

Enquanto na internet, entre as plataformas de sites, redes sociais e blogs, o índice de confiança nas propagandas fica em torno de 22% entre muito confiável e pouco confiável, na TV este índice sobe para 45%.

O que isso nos diz? Que a TV é ainda o meio mais eficaz para gerar confiança e credibilidade para a marca. Nela o branding se fortalece e a empresa se estabelece como um grande player.

Aliando esta conclusão com o tempo de atenção semelhante dado à internet e à TV, inclusive o mesmo horário de pico, as mídias devem ser complementares, atuando em sincronismo, unindo TV e Internet. Sem medo de afirmar que, no cenário atual, estas duas plataformas andam de mãos dadas uma com a outra.

 

Por Thiago Cassab

Diretor de Atendimento e Sócio-Diretor na Fuse Comunicação

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para atender!
Oi, como posso ajudar?